Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51406
Compartilhe esta página
Título: | Contos populares na sala de aula: explorando o imaginário da tradição oral pernambucana |
Autor(es): | VIEIRA, Wellen |
Palavras-chave: | Contos populares; Ensino de literatura; Tradição oral; Sequência didática básica |
Data do documento: | 15-Mai-2023 |
Citação: | VIEIRA, Wellen. Contos populares na sala de aula: explorando o imaginário da tradição oral pernambucana. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática sobre contos populares pernambucanos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades ligadas à educação literária no ensino fundamental. Tal pesquisa é de natureza qualitativa e trata-se de uma sugestão de aplicabilidade a partir da releitura da sequência básica de Cosson (2009). Seu estudo aponta para a importância dos contos populares para o resgate da literatura de tradição oral e para o avanço da tecnologia como razão para a desvalorização do gênero. Ademais, também foi apresentada sua significativa contribuição para a formação do sujeito na sala de aula, dando destaque para o seu caráter educativo e para a educação enquanto ato político. Apresenta-se como arcabouço teórico Cascudo (2012), Cosson (2009), Candido (2006), além de outros autores que possuem considerações relevantes para pesquisa. Finalmente, também foram consultados três importantes documentos parametrizadores: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Currículo de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2019) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51406 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC WELLEN VIEIRA..pdf | 348,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons